036 | O motivo por que eu não esquento com o desprezo dos ‘irmãos’ e dos ‘colegas’

No dia da minha consagração pastoral no anos 90,  o reverendo Caio Fábio D’Araújo Filho me disse assim:

Quem é pastor já nasce pastor. Ele simplesmente é, e eu sei Léo que você é um desses exemplos que já é, desde o seu nascimento‘.

Isso aconteceu em Copacabana no Rio de Janeiro.

Hoje eu não estou mais exercendo o ministério pastoral, pois ainda me recupero e ainda tenho algumas sequelas do Enfarto e AVC que me impendem, dentre outras coisas, de falar com uma voz diferente do Pato Donald, de andar sem parecer o ‘passinho’ do Michael Jackson dançando Thriller e não aguento ficar longos períodos de pé.

Foi só por esses motivos que eu deixei o ministério pastoral, e hoje quando os meus ‘colegas’ de ofício se referem a mim como irmão, amigo, cara, Léo ou de qualquer outra forma a não ser ‘Pastor Léo’ a minha reação é igual da foto abaixo:

barack obama

Eu não ligo para títulos, honras e respeitos, pois quem é o que é para DEUS e tem consciência de sua relevância para Jesus Cristo de Nazaré e sabe o que já fez em prol do Evangelho, não se preocupa e não se importa com a arrogância, desprezo e pouco caso daqueles que não me chamam de pastor: Sinceramente eu não ligo pois é Deus quem me garante isso, que nunca vai me esquecer : ‘Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos’. Hebreus 6:10.

Não esquento para o desprezo pois eu aprendi a desprezar o desprezo. Ele só tem força sobre nós quando prezamos (levamos em conta ou damos importância) o desprezo recebido, mas quando nós desprezamos o desprezo, ele não tem nenhuma força sobre nós. Eu deixo pra lá e penso comigo: Esse pastor ainda não sabe o que é honrar. Pode ser líder, famoso, respeitado, mas de DEUS ninguém zomba ou finge ser o que não é. O aplauso de uma multidão não te garante passagem para o céu.

A bíblia fala de injustiça e que ‘Os injustos não herdarão o Reino dos Céus‘ 1 Corintios 6:9a.

Por definição injustiça é explicada assim:

injustiça

Violar o direito de outrem, nesse caso, é você desprezar a maneira respeitosa, carinhosa e cristã de se referir a um pastor, como PASTOR. Goste você ou não dele, ele é um pastor ordenado e consagrado e merece respeito. ‘Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus. Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação‘.
Romanos 13:1,2

Essa é a violação do direito que você comete, quando despreza um pastor que foi instituído por DEUS e não pelos homens. Essa violação é uma injustiça e os injustos vão para o inferno, e quem diz isso é a bíblia, não sou eu.  ‘Os injustos não herdarão o Reino dos Céus‘ 1 Corintios 6:9a.

É diferente quando você tem MUITA intimidade com algum pastor que é muito seu amigo, no meu caso, o Bispo Victor de Londrina, carinhosamente eu o chamo de ‘negão’ e ele me chama de ‘Léo ou gordo’. Nesse caso é a expressão de uma ENORME intimidade que temos um com o outro. Fora outras piadas que temos entre nós e que vão ficar entre nós. Conversar com o Victor, em geral, é certeza de risadas garantidas. Até quando rimos de nossos ‘fracassos’.

Mas fora desses elevados padrões de intimidades, quando você viola o direito de outrem e não presta a um pastor o devido respeito e reverência (isso até entre os colegas) você está pagando a sua passagem para o inferno. Entendeu a Analogia?

Eu tenho um conhecido (hoje eu percebo que ele nunca foi de fato meu amigo) que foi expulso de nossa igreja no Rio de Janeiro (éramos membros da mesma igreja) e ele tornou-se uma figura ‘non-grata’ após ser acusado de adultério e EU fui um dos poucos que fiquei ao seu lado por anos e nunca o abandonei. Eu confiava na inocência dele e até hoje eu confio nela (inocência).

Depois de 18 anos nos reencontramos no ano passado e hoje somos membros da mesma igreja, e ele me trata como se nunca tivesse amizade comigo (hoje ele está podre de rico).  Ele dormia na minha casa, chamava a minha mãe de ‘tia’, almoçava e jantava lá em casa. E eu na dele.

Eu fiz um Enfarte e um AVC e nem um telefonema eu recebi dele, quanto mais uma visita. Ele nunca me convidou, antes do AVC, para pregar no culto dos jovens do qual ele era o líder e jamais me honrou entre os seus colegas. Nem sei onde ele mora, apesar de morarmos na mesma cidade, pois ele nunca me chamou para uma Coca-Cola.

Na boa, vou abrir meu coração para você: EU NÃO ESQUENTO E NÃO LIGO para o desprezo dele, pois eu fui justo com ele no passado quando ele precisou de mim e só isso me basta e me traz paz. E o mais ‘engraçado’ é que ano passado ele lançou um livro falando sobre HONRA. Eu não comprei essa mentira, pois eu preferi ler o gibi do Pato Donald, foi muito mais edificante.

Por esse motivo que eu não esquento com o desprezo dos ‘irmãos’ e ‘colegas’ de ministério que desprezam um pastorado que honrei por 25 anos.

O problema deles é com Deus e não é comigo.

Já que é pra ‘desonrar’ prefiro que me chamem de vascaíno do que pelo nome. Desprezar é faltar com a consideração necessária com quem um dia te considerou.

Eles vão prestar contas a Deus, e não há mim. O que eu sei é que ‘Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra‘. Romanos 13:7.

Se não sabem honrar, e se são injustos podem ser os colegas, irmãos ou até as ovelhas, o problema é deles, e não é meu: ‘Os injustos não herdarão o Reino dos Céus‘ 1 Corintios 6:9a.

Se você não sabe o que é desprezo, vamos a sua definição:

desprezo

Léo Vilhena
‘Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor’
1 Coríntios 1:9

Anúncios

Um comentário

Os comentários estão fechados.