032 | Quem não têm conteúdo vive de campanhas

Não é de hoje que eu penso assim e digo isso com a maior tranquilidade do mundo: Quem não têm conteúdo (conhecimento) vive de campanhas, cruzadas e congressos… Tem que ‘movimentar’ o ambiente se não eles não tem ‘platéia’.

É igual aquelas igrejas que só vivem de festas, modinhas e ‘campainhas’.

Eu acredito que pastor que tem conhecimento da bíblia e sobre outros assuntos e temas variados, ‘vive’ de mensagens, pregações, exortações, bate-papo, conversas, aconselhamentos e palestras pois ele tem ‘bagagem’ e conteúdo para expressar seus argumentos e domina a ‘arte’ da pregação com substância. Ele oferece aos seus membros ‘Mocotó-Gospel’ ao invés da ‘sopinha-da-vovó’ rala e que não tem ‘sutânça’. Tem membros que você não pode dar comida sólida para eles, pois vão ‘engasgar’.

Eu vos dei leite a beber, e não alimento sólido que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais‘. 1 Coríntios 3:2.

Um pastor que tem o que falar (and do not talk shit) não precisa ser um ‘animador de auditório’ gospel para prender a atenção dos irmãos, pois a sua mensagem, estudo, pregação ou palestra é cativante, não só pelo conhecimento, mas pela unção de estar debaixo da Graça e da Unção do Senhor. E por que o ‘povo’ sente e sabe que ele fala de coração, com a alma, com a verdade.

Eu conheço inúmeros pastores que são assim, cheios da graça e de graça (entendeu o trocadilho de duplo sentido?) mas eles não são valorizados tanto quantos os pastores que são ‘animadores de auditórios’.

Conheço em especial um que eu amo de paixão e tem uma bagagem enorme: Pastor Rogério Barcelos lá do Rio de Janeiro. Ele é um grande exemplo de um pastor cheio da Graça, de Graça e com Graça. Ele é das ‘antigas’ que não faz da pregação um cabide de emprego. Podia ter sido o meu cunhado mas Deus preferiu nos fazermos irmãos (Ah, ele tem tatuagem.. será que vai para o inferno?) Leia sobre Tatuagens Clicando Aqui

Tem pastores por aí, que na ausência do que ter o que falar, pois só sabem roubar os dízimos, mentir para o povo e enganar os trouxas, adoram uma campanha de arrecadação de ‘subsistência’. Quanto mais campanhas, mas ‘unção’… entendeu?

Um amigo me disse que ele acha que esses pastores-animadores não têm nada na cabeça. Eu discordo veementemente. Eu acho que eles tem muita coisa na cabeça (shit) e o que eles tem na cabeça (repito, shit), está representado na foto de capa deste editorial.

E o que dizer daqueles que leem a mensagem? Por mais absurda que pareça essa afirmação, ela não é uma analogia e não é uma metáfora. Eu estive a pouco tempo em Seropédica, interior do Rio de Janeiro, e fiquei de queixo caído quando o pastor começou a pregar com algumas folhas nas mãos e finalmente percebi (demorei a compreender pela minha total incompreensão daquela situação bizarra) que o ‘cara’ estava LENDO a mensagem: ‘Por isso eu vos digo, meus irmãos, de Deus não se zomba e não se escarnece… e blá blá blá’ e ele fazia a leitura de um modo vagaroso, lento e enjoativo. E a vanglória em sua pregação estava no fato de estar ali há 30 anos pregando da mesma maneira… Eu pensei: ‘Jesus_Cristo_me_tira_daqui‘.

Mas era igreja da JaJa e se eu saísse iria pegar muito mal, por isso, suportei ficar ouvindo a leitura de um monólogo por 45 minutos. Foram os mais longos 45 minutos que já assisti. Mais enfadonho e chato do que assistir Flamengo e Bangu. Para quem não sabe, JaJa é a maneira extremamente carinhosa que eu me refiro a Jararaca da minha sogra… É uma mãe para mim…

E o que dizer de certas ‘campanhas’ como: Segunda Sem Lei, Terça Forte, Quarta dos Milagres (Milagre agora tem dia marcado?), Quinta do Poder (Então lá só tem poder às Quintas?) e Sexta do Desencapetamento Total… Sem comentários…

Para encerrar apenas uma pergunta: AONDE ESTA NA BÍBLIA A AUTORIZAÇÃO OU OS MODELOS DAS CAMPANHAS QUE JESUS OU OS APÓSTOLOS FAZIAM?

Essas campanhas não tem base bíblica e não se sustentam com aqueles que tem o mínimo conhecimento de bíblia. Só os ignorantes que desconhecem as Escrituras usam e aceitam essas práticas.

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho (aquilo que está fora das Escrituras – Grifo nosso) além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho (aquilo que está fora das Escrituras – Grifo nosso) além do que já recebestes, seja anátema (Maldito). Gálatas 1:8,9

Em outro editorial eu falarei algo que eu tenho muita convicção: Salvos RAROS exemplos, uma igreja séria e que leva um evangelho sério e que leva Jesus a sério, são igrejas que não tem muitos ‘atrativos’, em geral, igrejas com poucos membros, pois a maioria não gosta de alimento sólido, preferem papinhas ‘Nestlé-Gospel’, já aquelas que vivem de campanhas e shows…

Léo Vilhena
Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.’ 1 Coríntios 9:22.

desencapetamento-total
Isso é inacreditável

 

 

Anúncios