Bases Doutrinárias – Cura Interior

Cremos que todos os homens têm feridas interiores, em maior ou menor escala cada um, das quais precisam ser curados.

Mas para compreendermos isso plenamente, temos que estudar e respaldar nossas afirmações nas seguintes confissões:

As doenças da alma têm diversas origens, e não podemos restringir a um só motivo;

As doenças da alma podem ter origem no Meio Ambiente. Pois a opressão de vivermos num mundo caído promove conflitos de ordem econômica, política, social e moral, causando ao homem, através de suas preocupações com o mundo ao seu redor, doenças existenciais, mentais e psicológicas;

Podem ter origem na família. A herança psíquica familiar, transmitida através das influências psicológicas, imperfeições químicas ou orgânicas e na ausência de sabedoria e discernimento na educação por parte dos pais;

Podem ter origem nos conflitos existenciais e espirituais, como aqueles provocados pela tendência natural para o egocentrismo;E podem ter origem na esfera espiritual, nas influências, sugestões e agressões do mundo dos espíritos demoníacos (Efésios 6:12).

Por estas alegações acima evocadas, podemos concluir então que a cura das doenças da alma apesar de suas mais variadas origens, se devem e se processam da seguinte forma:

O processo de cura interior de uma pessoa é essencialmente precedido pela sua aceitação do Evangelho de Cristo Jesus, pois a pessoa deixa de estar debaixo do domínio de Satanás e toma posse da graça de Deus.

Crentes em Cristo que ainda carregam dentro de si tais enfermidades podem ser curados por meio de tratamento que conste de aconselhamento pastoral, leitura da palavra de Deus, oração e dependência do Espírito Santo, o Consolador, o que em suma representa o processo de santificação da vida do crente;

Não devemos, no entanto, durante este processo, descartar o auxílio da ciência médica, terapêutica e psico-terapêutica, com o cuidado de não se depender exclusivamente dela, e nem deixar de aferir o caráter destas técnicas científicas com os princípios bíblicos.

Devemos evitar estes “acontecimentos” que promovem cura interior, pois este processo geralmente necessita de tratamento demorado e prolongado, e não ocorre em instantes de mágica, que são realizados nestes encontros, seminários, congressos e quaisquer outras formas de “movimentos”.

Como recursos para a cura das almas, alguns princípios poderão ser utilizados num processo de aconselhamento pastoral, visando à plena e perfeita cura interior:

Devemos promover a recuperação de relacionamentos interpessoais, mediante a confissão de pecados e da prática do perdão;

A confiança plena em Deus para controlar e evitar o medo e a ansiedade em qualquer questão;

Promover a consciência do valor e do propósito da vida humana para Deus;

Resistência completa a Satanás, visando eliminar toda a influência dele na vida do crente;

A substituição das más lembranças por louvores e pensamentos amáveis, construtivos e saudáveis e manter a confiança no poder de Deus para promover a restauração total e completa.

EXTRAÍDO DO LIVRO ‘BASES DOUTRINÁRIAS’ – Autor: LÉO VILHENA
Esse material faz parte da Tese de Doutorado do autor

cover_front_big
Capa do Livro BASES DOUTRINÁRIAS
Anúncios

Os comentários estão encerrados.

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: